Cuidado Integral

Diariamente, as crianças e os adolescentes assistidos têm contato com atividades fundamentais para auxiliá-los a retomarem suas rotinas e terem uma vida produtiva, minimizando as possíveis sequelas físicas e psicológicas decorrentes do tratamento. 

Com a prática do cuidado integral, conseguimos elevar a adesão ao tratamento e capacitar jovens e familiares para a vida após o câncer

Assim que o paciente chega ao ambulatório de oncologia pediátrica do Santa Marcelina Saúde, mantido em parceria com a TUCCA, a equipe procura aprender o que acontece com a família quanto aos aspectos social, econômico e psicológico, para identificar possíveis problemas que o paciente venha a enfrentar durante o tratamento. Com a proposta de cuidar do paciente da forma mais ampla possível, não apenas do ponto de vista médico, mas também social e emocional, uma equipe multidisciplinar acompanha pacientes e familiares durante o tratamento do câncer e no retorno às atividades diárias.

Odontologia

A intervenção odontológica precisa ser rápida e assertiva durante o tratamento oncológico, quando o paciente fica mais suscetível a ter problemas bucais.

Deste modo, a equipe de dentistas atua na prevenção e tratamento de doenças bucais, reduzindo a dor, prevenindo infecções, orientando sobre alimentação e acompanhando efeitos adversos da terapia oncológica na boca, como a mucosite, com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Apoio Psicossocial e Reabilitação

Os pacientes são acompanhados com atenção por fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social e dentista que, juntamente com a equipe médica, definem a melhor conduta para a minimizar as sequelas físicas e psicológicas durante e após o tratamento.

Além disso, faz parte da reabilitação o processo de garantir  próteses para os pacientes, sempre que necessário.  Para nós, o cuidado integral vai além do tratamento da doença, incluindo a reabilitação e reinserção dessas crianças e adolescentes à sociedade.

Apoio Assistencial

Diariamente, são oferecidos aos pacientes e seus acompanhantes lanches preparados em cozinha própria, observados todos os cuidados de higiene e conservação, além de muito carinho e zelo.

Transporte

A TUCCA oferece serviço de transporte gratuito aos pacientes, garantido acesso e maior adesão ao tratamento. Anualmente são mais de 50 mil quilômetros percorridos e 2.900 viagens realizadas.

São dois veículos que realizam o transporte diário dos pacientes. Um deles, com o carro apelidado carinhosamente de Trenzinho Leva e Traz, é mantido por recursos proveniente do McDia Feliz, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald.

O transporte oferecido pela TUCCA faz parte das nossas ações de 100% de dedicação à cura! É graças a ele que conseguimos garantir assiduidade e adesão ao tratamento para aqueles que moram em localidades de difícil acesso ou que não têm condições financeiras de chegar ao Serviço de Oncologia Pediátrica do Santa Marcelina Saúde.

Classe Hospitalar

Na Classe Hospitalar da TUCCA nossos pequenos e jovens aprendem brincando. O espaço traz reforço escolar, alfabetização e oficinas de escrita. Os alunos vêm de diversos lugares do Brasil, contribuindo com a troca de aprendizado, contato com diferentes origens e cultural, hábitos e saberes diferentes

Atividade temporariamente suspensa.

TUCCA Chef Pela Cura

Chefs se unem em benefício de crianças e adolescentes com câncer.

É na cozinha experimental da TUCCA em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, que premiados chefs da gastronomia paulistana se encontram com os familiares de crianças e adolescentes com câncer para ensinar o que sabem de melhor: colocar a mão na massa.

Mais do que ensinar a cozinhar, o Chef pela Cura tem como um de seus objetivos mostrar que preparar um prato e reunir a família e amigos pode ser uma forma de resgatar a autoestima e oferecer bons momentos e entretenimento.

Fisioterapia Oncológica

Com o objetivo de diminuir as disfunções causadas pelo câncer ou pelo tratamento e aumentar a qualidade de vida dos pacientes, o Serviço de Oncologia Pediátrica do Santa Marcelina Saúde, mantido em parceria com a TUCCA conta com uma unidade de reabilitação atua nas sequelas dos tumores e de seu tratamento, como as amputações, as paralisias, a perda de força muscular e nas dificuldades para realizar atividades diárias.

Para manter todas as nossas atividades, junto ao Santa Marcelina Saúde, precisamos da sua ajuda!

Serviço de Oncologia Pediátrica

  1. Santa Marcelina Saúde
    Rua Santa Marcelina, 185A
    Itaquera, São Paulo – SP

  2. (11) 2524-4945 | (11) 2522- 2776 

  3. Segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Sede Administrativa

  1. Rua Capitão Antonio Rosa, 376,
    cj 32 - Pinheiros, São Paulo – SP

  2. De segunda a sexta, das 9h às 18h

TUCCA Bazar

  1. Rua Jacques Félix, 601
    Vila Nova Conceição, São Paulo - SP

  2. (11) 9 98649134

  3. De segunda a sexta, das 10h às 19h
    Sábados, das 10h às 14h

Assine a nossa Newsletter