A realidade virtual (RV) consiste de um ambiente com diferentes tipos de obstáculos, que exige atenção, seleção de resposta e o processamento dos vários estímulos visuais envolvidos no processo da percepção. A realização de atividade motora e cognitiva, simultânea, é denominada tarefa dupla, e esta ação potencializa habilidades relacionadas ao equilíbrio e aumento de reserva cognitiva em idosos, adultos e crianças (neuroplasticidade). O aumento do feedback obtido na realização da própria tarefa pode facilitar a reabilitação da habilidade motora comprometida e a possibilidade de modificar as características do cenário virtual potencializa esta ação. Uma pesquisa realizada na Medical College of Georgia com RV através de jogos do Wii Fit Plus, mostrou que Gameterapia na Atenção aos Pacientes Oncológicos tratados com RV tem melhora maior e mais rápida. A realidade virtual atua no ensino, aprendizagem, treinamento e reabilitação. Promove a aderência, estimula o aprendizado e a realização dos exercícios. A escolha e adequação dos jogos aos objetivos programados deve ser orientada por um Fisioterapeuta.