Centro de atenção integral à criança com Retinoblastoma

Em novembro de 2011, foi inaugurado o Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Santa Marcelina Saúde, localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Referência no tratamento do retinoblastoma, o tumor ocular mais prevalente na infância, o centro está equipado com aparelhos de última geração e oferece opções terapêuticas de ponta, como a quimioterapia intra-arterial, uma técnica minimamente invasiva, que permite a administração de doses muito menores de medicamentos e, consequentemente, menos efeitos colaterais.

Em 72% dos casos, a técnica permite a preservação do olho e da visão da criança.

Dr. Sidnei Epelman explica que o objetivo da técnica utilizada para o tratamento das crianças é  conseguir salvar o olho do paciente.  É utilizada uma técnica chamada de quimioterapia intra-arterial (dentro do globo ocular) feita na artéria oftálmica, onde é utilizado um cateter, que vai da artéria femoral até o olho da criança. A dose de quimioterapia usada é menor que a usada quando se utiliza por via sistêmica.

“É um privilégio ter a possibilidade de conseguir não só curar, mas salvar o olho da criança. O tratamento padrão é a enucleação (retirada do olho), mas com a quimioterapia intra-arterial podemos salvar o olho e a visão da criança”.

O tratamento que a TUCCA oferece, em parceria com o Santa Marcelina Saúde, é comparado ao oferecido nos Estados Unidos e em algumas cidades da Europa. A observação foi feita por um dos maiores oncologistas pediátricos do mundo, Dr. Ira Dunkel, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, durante visita ao Brasil para participar do Simpósio Internacional de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma. “Estive no Hospital Santa Marcelina em 2011, quando foi inaugurado o primeiro centro especializado em tratamento do retinoblastoma do Brasil. A qualidade de tratamento oferecido é altíssima. O nível equipe de oncologia pediátrica, a tecnologia e a abordagem multidisciplinar são fundamentais para o sucesso no tratamento da doença e é comparado ao que nós vemos, diariamente, nos grandes centros de oncologia pediátrica de Nova York, por exemplo”, revela o médico.

“Nós realizamos no hospital o atendimento integral das crianças com retinoblastoma, sem qualquer custo ao paciente ou à sua família. Atendemos todas as necessidades em termos de diagnóstico, tratamento e reabilitação”, destaca Dr. Sidnei Epelman.

Faça uma doação e ajude a TUCCA a continuar preservando a vida e a visão de crianças com retinoblastoma. 

Assine a nossa Newsletter


Serviço de Oncologia Pediátrica

  1. Santa Marcelina Saúde
    Rua Santa Marcelina, 185A 
    Itaquera, São Paulo – SP

  2. (11) 2524-4945 | (11) 2522- 2776 

  3. Segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Sede Administrativa

  1. Rua Capitão Antônio Rosa, 376, cj 32
    Pinheiros, São Paulo - SP

  2. (11) 2344.1260

  3. tucca@tucca.org.br

  4. De segunda a sexta, das 9h às 18h

TUCCA Bazar

  1. Rua Jacques Félix, 601
    Vila Nova Conceição, São Paulo - SP

  2. (11) 9 98649134

  3. De segunda a sexta, das 10h às 19h
    Sábados, das 10h às 14h